Fusão de fibra óptica: 6 erros comuns relacionados à máquina

fusão de fibra

Equipamento importante para a implantação e manutenção de uma rede, a máquina de fusão muitas vezes é utilizada incorretamente.

Como é um produto muito útil não só na implantação de uma rede óptica, mas também para realizar a manutenção e a ampliação da rede, é necessário lidar com ele com muita cautela e cuidados. Abaixo uma lista de alguns erros comuns neste manuseio e como podem ser evitados:

Clivagem

A fibra deve passar por um procedimento de decapagem, limpeza e clivagem antes de ser colocada na máquina. Caso esse procedimento não seja feito de maneira adequada, a máquina irá verificar que a fibra não está dentro dos padrões aceitos por ela e não irá fazer a fusão, gerando um alerta de falha.

Colocação das fibras

Após a preparação da fibra, ela deve ser colocada na máquina. Durante esse procedimento, deve-se tomar cuidado para não bater a ponta da fibra, o que faz com que a fibra fique com a ponta danificada. Nesse caso, a máquina pode negar a fusão ou ainda fazê-la com má qualidade.

Posicionamento das fibras

Ao colocar as fibras na máquina, deve-se tomar cuidado para que as fibras não ultrapassem os eletrodos. Elas devem ficar próximas aos eletrodos, porém sem tocá-los. A aproximação necessária das fibras para fazer a fusão é feita através de motores da máquina de fusão.

Manutenção

Caso a limpeza dos eletrodos não resolva mais o problema de atenuação ou a vida útil dos eletrodos tenha chegado ao fim, é hora de trocá-los. Para isso, deve-se ativar a opção “troca de eletrodos” da máquina, esperar que ela desligue e aí sim realizar o procedimento. Deve-se lembrar que, por serem  peças delicadas, os parafusos devem ser apertados até fixar, não mais que isso.

Limpeza e manutenção preventiva

Ao verificar que as atenuações das fusões estão superiores às normais, pode-se fazer uma limpeza nos eletrodos para que as impurezas sejam retiradas. Para isso, a máquina de fusão deve suportar essa função, gerando um arco voltaico que irá limpar os eletrodos.

Alinhamento

Ao realizar a compra de uma máquina de fusão, deve-se atentar ao modo de alinhamento, que pode ser pelo núcleo ou pela casca. O alinhamento pelo núcleo possui uma maior precisão na hora de executar a fusão. Porém, se as fibras que estão sendo fundidas tiverem núcleos de tamanhos diferentes, a máquina pode recusar o procedimento. Já o alinhamento pela casca permite a fusão de fibras com núcleos diferentes, porém, acarretará em uma perda maior de sinal por conta da emenda não uniforme.

Fonte: cianet.com

Deixe uma resposta