GPON ─ Rede óptica passiva: Gigabit Passive Optical Network

4 Janeiro 2017 - 9:27, by , in Fibra Óptica, Redes, Sem comentários

Tecnicamente, podemos definí-la como uma tecnologia ─ de fibra óptica ─ que permite maior transmissão e recebimento de dados através de uma única fibra. Saiba também a diferença entre GPON e EPON. Clicando aqui.

Em posts anteriores mostramos o que é a linha GPON e suas principais características. Você pode conferir aqui.

OLT (Optical Line Terminal):

Equipamento compacto localizado no centro de toda a rede. A partir das portas GPON do OLT saem conexões via fibra óptica em direção aos usuários, podendo atender até 64 ONUs por slot GPON (512 ONTs/ONUs no total), utilizando divisores ópticos (splitters). Possui um sistema de gerenciamento robusto que permite uma visão completa de toda a rede, sendo possível a configuração de qualquer equipamento remotamente, o que facilita a resolução de problemas e identificação de falhas.

ONT e ONU (Optical Network Terminal and Unit):

Equipamentos localizados nos usuários que recebem o sinal GPON e o convertem em sinal Ethernet, podendo ser gerenciadas e monitoradas remotamente pela OLT. Aplicação simples focada em acesso Gigabit Ethernet ou sistemas mais complexos, capazes de oferecer serviços de a triple-play (voz, dados e multimídia) integrados em um único dispositivo com serviços de telefonia, internet de alta velocidade de IPTV.

Sobre o autor:

Deixe uma resposta