PABX: O que é e para que serve?

21 dezembro 2017 - 15:45, by , in Telecomunicações, Sem comentários

O que é um PABX?

O mercado de hoje exige que as empresas estejam sempre disponíveis e prontas para atender – seja qual for – as suas necessidades e dúvidas. E, para isso, nada melhor que um sistema unificado que permita a interação entre ramais internos e realizar/receber chamadas externas.

A solução para isso é chamada de Private Automatic Branch eXchange – PABX (do inglês, “Troca automática de ramais privados”). Sucessor do PBX – que necessitava de um operador – o PABX, em telecomunicações, é uma solução que reduz muito os custos a longo prazo, por concentrar as linhas e operar em rede. Nada mais é que uma “central telefônica particular”, que realiza a distribuição das ligações recebidas para a rede de aparelhos telefônicos de uma mesma empresa.

Com o sistema, ela passa a possuir apenas uma linha junto a central, deixando a cargo da tecnologia a sua distribuição em quantos ramais forem necessários. O PABX faz a conexão de todos eles entre si e da linha central com a operadora local.

Como funciona?

É utilizado de duas formas principais: A primeira é com telefones externos. O usuário utiliza uma tecla específica (geralmente a de número zero) para se conectar com a linha central da empresa. A partir daí o seu aparelho está apto a realizar qualquer ligação externa. Já para as chamadas internas, basta teclar os números do ramal desejado, que o PABX conecta automaticamente os dois aparelhos, por tempo ilimitado, sem gerar qualquer custo para a organização.

Há várias outras funções que o PABX pode oferecer ao seu negócio. É possível, por exemplo, programá-lo para bloquear chamadas para determinados números. Se você possui um plano de celulares corporativos, pode realizar o bloqueio das ligações de fixo para celular, já que é muito mais caro que uma ligação para outro fixo.

Tipos de PABX

    • Analógico: É o tipo mais tradicional existente no mercado. Trata-se de uma central com circuitos e componentes analógicos, que recebe linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia fixa. Trabalha com ramais simples e não dispõe de recursos mais avançados. Alguns podem trazer vantagens opcionais como o bloqueio de ligações e senha para a utilização de ramais;
    • Digital: Sua principal vantagem em relação ao analógico é permitir ligações com excelente qualidade de áudio – mais volume e menos ruídos. Dispõe de discagem direta para ramais e entroncamento E1;
    • VoIP: É o mais completo de todos os sistemas. Funciona como se fosse um servidor Proxy, possibilitando que as comunicações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para trabalhar com ele, é preciso fazer uma parceria com uma operadora VoIP;
    • Híbrido: Este PABX reúne todas as vantagens das tecnologias analógica e digital, agregando também o VoIP. Permite interligar filiais sem qualquer custo adicional, possibilitando que as chamadas sejam feitas com valores mais baixos, dependendo de cada tipo de chamada.
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