Data Center, o que você precisa saber: Centro de Processamento de Dados (CPD)

Centro de processamento de dados, mais conhecido como data center, é um conjunto de sistemas computacionais de telecomunicações e de armazenamento de dados (como o próprio nome diz) além de fornecer (distribuir) energia para a instalação. É um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede – cabeamento estruturado, como switches, roteadores, e outros.

Data Center

Características do Data Center

Abriga um grande número de servidores e bancos de dados, e processa grandes quantidades de informação. São geralmente montados em racks ou armários metálicos. Possuem proteção contra incêndios, sistemas de resfriamento, mantendo a temperatura ideal estável. Geralmente ficam localizados em grandes galpões com acesso restrito de funcionários, por questões de segurança.
Hoje, com o avanço da tecnologia, eles têm capacidade de processamento quatro vezes maior, ocupando apenas 40% do espaço, se comparado com os data centers mais antigos.

Estrutura necessária para implantação

– Uma sala livre de umidade, portas e janelas – tudo bem isolado, sistema de resfriamento (como um condicionador de ar), um controle de acesso eletrônico, contra qualquer tipo de extravio, permitindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso. Tudo para que se assegure a integridade dos equipamentos, evitando perdas causadas por funcionários ou desastres naturais;

– Gaiolas e armários para acomodar os equipamentos;

– Processos de provisionamento: Registrando cada acesso ao Data Center, para assegurar a segurança dos dados.

– Alarmes: Todas as áreas de um data center devem possuir alarmes para prevenir possíveis invasões e maior efetividade na tomada de providências.

– No-breaks e geradores: Para evitar danos e problemas com o provisionamento de energia, utilize de no-breaks e geradores, além de uma substação de energia. Isso garante rendimento e eficácia ao sistema.

– Equipe de segurança: Definir uma equipe eficiente para realizar uma série de tarefas diariamente, tais como monitorar alarmes, treinar agentes de segurança para emergências, monitorar acessos não autorizados, ajudar todos os colaboradores que possuem acesso ao data center, controlar o acesso através da confirmação de identidade do colaborador, além de passar relatórios de monitoramento e responder a chamadas telefônicas e de rádio.
Ainda existem outras políticas de segurança, entretanto essas são algumas das mais importantes.

Fonte:

http://blogbrasil.comstor.com/bid/334188/o-que-um-data-center

Deixe uma resposta