Distribuidor interno óptico (DIO)

Distribuidor ópticoDistribuidor Interno Óptico (também conhecido como ‘bastidor’) está para fibra óptica como o patch panel para cabeamento de par trançado.  É responsável por concentrar e distribuir conexões de diferentes cabos de fibra óptica dentro de uma rede, seja para transmissão de voz, imagem, ou dados. É projetado para facilitar a instalação e fornecer maior confiabilidade ao cabeamento da rede. Permite organizar e armazenar o cabeamento óptico de forma segura, com módulos de encaixe rápidos e gaveta deslizante.

Como o próprio nome sugere, é utilizado internamente em instalações de racks, para cabeamento vertical ou primário, em salas ou armários de distribuição principal – administrando e gerenciando backbones ópticos; e para cabeamento horizontal ou secundário – distribuindo serviços em sistemas ópticos horizontais.

 

DIO/DGO – Distribuidor Interno ou Geral?

Temos como Distribuidor Geral Óptico quando o mesmo está na ponta da rede, e – geralmente – tem mais que 24 portas, para prover conexão para toda ou parte maior – prioritária – da rede. O princípio é o mesmo do Interno, porém, é utilizado como uma espécie de “tronco da árvore”.

DIO Distribuidor Furukawa B48

 

Sobre o autor:

Deixe uma resposta