VoIP: Aparelhos de telefonia via IP: Características, funcionalidades e benefícios

Voice Over Internet Protocol, também conhecida como VoIP (Voz sobre protocolo de internet), é uma tecnologia responsável pela entrega de comunicações de voz e sessões multimídia sobre redes IP, como a Internet. Mais claramente falando, transmite sinais de voz em tempo real na forma de pacotes de dados. Está se fazendo mais presente com os softwares que a possuem, tais como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

A tecnologia VoIP vem se popularizando cada vez mais nos meios corporativos, por oferecer uma solução mais barata e eficaz, conveniente para as redes já implantadas, transformando a experiência em telefonia muito mais positiva.

Como funciona o VoIP?

O VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica, e a transforma em pacotes de dados (enviados por protocolo TCP/IP). Sabendo disso, a primeira coisa a se fazer é instalar algum software que seja responsável por essa tarefa. Na prática, a transmissão pode ser feitaTelefone VoIP de duas formas, de um computador para outro, ou de um computador para um telefone convencional.

Quando a transmissão é feita entre computadores ou demais dispositivos com Internet – como smartphones –, tudo que é falado no headset ou microfone é transformado em informação binária e transmitido através da Internet. Tudo o que você precisa é um app que execute a função, microfone, alto-falantes, placa de som e conexão com a Internet, de preferência a cabo.

 

Usando um computador para fazer uma chamada para um telefone convencional, a voz também é transformada em informação, que passa pela Internet e é alterada para sinais analógicos novamente.

ATA VoIP

Usar um telefone convencional – figura 1 – para realizar chamadas com a tecnologia VoIP também é possível. Para isso, é preciso um adaptador chamado ATA (adaptador telefônico analógico) – figura 2 –, que funciona como um conversor analógico-digital para conectar o aparelho a um computador ou conexão de Internet.

Deixe uma resposta