8 Criações das Mulheres para a Tecnologia

1 – Tecnologia das Telecomunicações

O mundo de hoje em dia gira em torno da tecnologia. Você já imaginou se os nossos meios de comunicações fossem igual da década de 50? Quem ainda imagina que – para fazer uma simples ligação – teríamos que passar por uma telefonista? Ainda bem que a tecnologia avançou e uma das peças chave para isso foi a física teórica Dra. Shirley Jackson, a primeira mulher negra a receber um PhD do MIT enquanto trabalhava na Bell Laboratories. A Dra. realizou uma pesquisa científica que permitiu a outros inventar o fax portátil, o telefone de toque, painéis solares, cabos de fibra óptica, e a tecnologia por trás do identificador de chamadas e chamada em espera.

2 – WI-FI

Você já imaginou a sua vida sem Wi-Fi? E você já parou para se perguntar quem a inventou? Hedy Lammar desenvolveu um sistema secreto de comunicações para controlar torpedos via rádio durante a Segunda Guerra Mundial, e essa foi a base para o desenvolvimento de várias outras coisas como Wi-Fi e o GPS.  Já agradeceu a Hedy Lamarr por poder estar conectado sem utilizar fios, entre outras coisas?

3 – CFTV, ou Circuito Fechado de Televisão (do inglês, “CCTV”)

Você já se sentiu mais seguro por ter um circuito fechado de televisão? Nós também. O Circuito fechado de televisão, foi patenteado em 1969 e criado por Marie Van Brittan Brown na cidade de Nova York. Sua invenção foi a base para os sistemas CFTV modernos.

4 – Energia Solar

Você já ouvir falar em energia solar? Em uma possível crise elétrica no mundo? Já pensou em uma solução para economizar? A biofísica, Maria Telkes já pensou nisso, e muito antes do que você imagina. Em 1947 ela inventou o gerador de energia termelétrica para fornecer energia para uma residência. A energia solar está sendo uma grande aposta de energia renovável.

5 – Algoritmo de Computador

O que seria de nós sem os programadores? Como você já sabe, alguém teve que inventar a programação. Ada Lovelace trabalhou com Charles Babbage, na Universidade de Londres, criando juntos um “motor analítico” e, na sequência, ela desenvolveu uma maneira de programar a máquina com algoritmos matemáticos. Ada Lovelace se tornou a primeira programadora de computador.

6 – Programação

Já imaginou onde teríamos chegado se não tivessem inventado a linguagem que transforma a língua inglesa em códigos para o computador interpretar? Quem teve essa brilhante ideia foi a almirante da Marinha dos EUA, Grace Hopper.

 

7 – “Calculadora gráfica” para resolver problemas de transmissão de energia

Sabemos quanto os engenheiros são fundamentais nos dias de hoje. Edith Clarke foi a primeira engenheira eletricista a ser empregada profissionalmente. Ela inventou uma calculadora gráfica que simplificou a tarefa de determinar as características elétricas de longas linhas de transmissão da eletricidade.

8 – Escada de incêndio

Em todos os prédios que frequentamos hoje em dia ela está lá, a famosa escada de incêndio, mas, você sabe quem a inventou? Em 1887 quem teve esta boa ideia e a patenteou, foi à inventora estadunidense Anna Connelly. As mulheres, diga-se de passagem, haviam acabado de conquistar o direito de serem donas de ideias. E você achando meio óbvio um prédio com uma saída extra…

2 Comentários on "8 Criações das Mulheres para a Tecnologia"

Yssis - 13 março 2018 Responder

Parabéns Andrei! Utilidade publica este artigo.

    Andrei Luiz - 13 março 2018 Responder

    Obrigado, Yssis! É sempre uma grande satisfação!

Deixe uma resposta